quarta-feira, 25 de maio de 2011

SP Alimentação e o projeto Visite uma Escola


 Começou hoje em São Paulo o projeto Visite uma Escola da SP Alimentação. Um grupo de quatro funcionários foi levado a conhecer de perto o trabalho de nutricionistas e merendeiras, além do pessoal de apoio. A cidade escolhida foi Cotia, na grande São Paulo. Todos a postos 7h30 e a van pilotada por Etenílson Rocha partiu rumo a Cotia.





Na sede da SP Alimentação, os funcionários foram recepcionados pelas nutricionistas Francine Takami, coordenadora regional e Cibele Santos, coordenadora em Cotia. O chefe da merenda escolar do município, Rogério Oliveira, representou a Prefeitura de Cotia.

Francine apresentou as instalações e falou sobre os processos que envolvem desde a compra dos alimentos até o consumo final, passando pela elaboração do cardápio, transporte e armazenamento dos produtos. 







Antes da visita a escola, Cibele nos ofereceu um delicioso café da manhã. Agradecido e satisfeito o grupo foi conhecer o trabalho da SP Alimentação na Escola Municipal Jardim do Engenho. Lá fomos recepcionados pela nutricionista Pâmela Ferreira. Quem comandava as panelas era a merendeira Maria Borges. No cardápio do dia arroz branco, feijão carioca, salada de acelga e um peixe de dar água na boca.




 Nossos colegas puderam entrar na cozinha e acompanhar a desenvoltura da experiente Maria no fogão enquanto Francine e Cibele falavam sobre o funcionamento de cada escola em que a empresa é responsável. 
A SP Alimentação trabalha em Cotia desde 2001, são atendidas 109 escolas servindo mais 35 mil refeições por dia. Todo o cardápio é elaborado junto com o departamento de nutrição da Prefeitura que também fiscaliza todos os processos até a merenda chegar ao prato dos estudantes.


 E por falar neles, a fila cresceu rapidinho logo após o sinal tocar na escola. O cheirinho bom da merendeira foi um atrativo a mais e não foram poucos os elogios ouvidos enquanto os alunos aguardavam pela comida.





Nem os nossos colegas resistiram. Provaram e aprovaram a comida servida. Até o motorista Etenílson Souza conseguiu fazer uma boquinha, ele que estava entretido com o futebol da molecada, agradeceu por poder relembrar seus tempos de infância na escola: “Mas esta comida está bem melhor que aquela que a gente comia quando eu estudava “, disse, entre uma colherada e outra.

Agradecemos a direção da Escola Municipal Jardim do Engenho que entendeu o propósito do projeto e nos atendeu de forma muito solícita e agradável.





Todos muito bem alimentados e informados, a Van parte de volta à matriz da SP Alimentação em São Paulo. No caminho, as lembranças de uma manhã diferente, agradável e muito proveitosa para aquele grupo de funcionários que a partir de agora tem uma visão completa sobre a empresa onde trabalham.


*no próximo post o relato de quem foi e viu de perto do trabalho da SP Alimentação em uma escola. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário