quarta-feira, 4 de maio de 2011

Novas da Fundação Gentil Afonso Durães em João Pessoa





Eis que nossa querida colega Waneska Pereira nos escreve sobre as ações na Fundação Gentil Afonso Durães em João Pessoa:


Mais uma novidade na Filial da Fundação Gentil Afonso Durães em João Pessoa: nossa primeira fruteira plantada, um pé de acerola (aceroleira).

Além do aprendizado sobre esse fruto e euforia para todos participarem da plantação, agora todos estão esperando a primeira floração para fazermos aquele delicioso suco que o Nordeste conhece muito bem.
Sementes de hortaliças foram replantadas: tomate, cebola, pimentão e coentro.




O que é que a Acerola tem?
A acerola (Malpighia emarginata), também conhecida popularmente como cereja-das-antilhas ou cereja-de-barbados, tem origem nas AntilhasAmérica Central e norte da América do Sul. O fruto nasce na aceroleira, que é um arbusto de até três metros de altura, cujo tronco se ramifica desde a base e cuja copa é bastante densa com pequenas folhas verde-escuras e brilhantes. Suas flores, de cor rósea-esbranquiçada, são dispostas em cachos e têm floração durante todo o ano. A acerola, quando madura, tem uma variação de cor que vai do vermelho ao vinho, passando pelo alaranjado. O sabor do fruto é levemente ácido e o perfume é semelhante ao damaçã. Possui vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), cálciofósforoferro e, principalmente, vitamina C, que, em algumas variedades, chega a estar presente em até 5 gramas por 100 gramas de polpa. Este valor chega a ser oitenta vezes superior ao da laranja e ao do limão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário