terça-feira, 10 de maio de 2011

Para o bem da Verdade


Muito oportuna a matéria do Fantástico na noite do último domingo. Pena que a mesma não foi conclusiva, afinal a falta de comida e as más condições de higiene e armazenamento, só acontecem na gestão da merenda direta, nunca na terceirizada. E essa é a grande diferença entre as duas gestões.
Nosso cardápio é elaborado em conjunto com as nutricionistas da Prefeitura Municipal de João Pessoa e atende as exigências nutricionais no aporte de calorias, macronutrientes e alguns micronutrientes, respeitando a inclusão de no mínimo de 200g de fruta por semana. Trabalhamos, através do nosso Projeto de Educação Nutricional, a inserção de maior aporte de fibras por meio de hortaliças, alimento que os alunos do ensino fundamental da rede não tinham o hábito de ingerir.
Servimos aproximadamente 50.000 mil refeições diariamente, com cardápio unificado, seguindo as instruções contidas no receituário elaborado por profissionais da área de nutrição que permitem uma padronização da preparação, garantido a qualidade esperada.
Todos nossos produtos são adquiridos de fornecedores de renomada procedência e distribuídos nas Escolas Municipais com o mesmo padrão de qualidade.
Diante disso, perguntamos:
1- Se o programa Fantástico, da Rede Globo, passou quatro dias em João Pessoa, por que visitou apenas duas escolas? Dentre as 90 escolas da cidade, forma mostradas exatamente as duas em que os diretores afirmam com veemência serem contrários a terceirização?
2- Por que estes diretores são contrários à terceirização? Como estavam suas escolas na época da autogestão? Quais eram os cardápios e como se aplicava o dinheiro público?
3- Por que o Fantástico fala em desperdício em João Pessoa se já foi demonstrado ao Ministério Público da Paraíba que om a terceirização foram economizados mais de R$ 8 milhões ao ano, sem considerar as contas indiretas não mensuráveis?
4- Por que não foi dito que a sobra limpa é um dado técnico trabalhado corretamente por todas as empresas de alimentação coletiva. Que o cálculo de sobra para 100 alunos é exatamente a diferença entre o público existente no dia (700) para os que espontaneamente se alimentam, inclusive com direito a repetição?
5- Por que não foi dito que a sobra limpa é paga pela Empresa SP, estando prevista em seus custos diretos? Que a Prefeitura paga apenas o que é servido ao aluno, sendo esta porção contratual, baseada nas exigências nutricionais, referendadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), cumprida rigorosamente por nossa equipe técnica, fiscalizada diariamente pelas supervisoras de merenda da Prefeitura, existentes em todas as escolas, subordinadas em suas atividades às nutricionistas da Prefeitura e da coordenação da merenda ?
6- Por que não informaram que a SP, ao desprezar esta sobra limpa, está assumindo um custo, em detrimento ao risco de reaproveitamento desta sobra em horário sequencial, evitando risco de danos à saúde do aluno?
7- Por que não foi dito que a SP não só ao admitir a sobra, mas também ao planejá-la , evita que falte comida aos alunos , como tantos exemplos que foram mostrados no programa referente a auto gestão ?
8- Por que não foi dito no programa Fantástico que existem estudos demonstrando que muitos alunos têm vergonha de merendar?
9- Porque não foi dito que, como em todos os locais, os cardápios têm preferências, aceitação, negação, e que não há totalidade de100% em nenhum dos casos? Sempre teremos a aceitação e a rejeição de alguns. Ver a totalidade e o percentual de satisfação de nossas pesquisas divulgadas em anexo.
10- Sendo os diretores responsáveis pela fiscalização, por que não foi demonstrado que em pesquisa recente foi medida 90% de satisfação com nossos serviços, e que mesmo estes diretores destas duas escolas não tem evidências de mau serviço? E que a SP tem preocupação constante com esta medição realizada anualmente e divulgada há três anos sem qualquer contestação?
11- Por que não foi dito que a SP analisa o valor calórico e as exigências nutricionais destes cardápios mensalmente, divulga e cumpre rigorosamente? Aqui não há cardápio fantasma como exemplo mostrado na autogestão. E quando há alguma falha no processo que nos impede este cumprimento, somos corretamente punidos nos nossos pagamentos.
12- Por que não foi explicado que quem declarou que estes cardápios não atendem as exigências não foi o FNDE foi a coordenadora da gestão escolar, que não tem conhecimento técnico, justamente por não ser nutricionista?
13- É falsa a nossa pesquisa nesta mesma escola indicando uma satisfação de 77%%? Esse percentual não é considerável? Por que os resultados dessa pesquisa não foram apresentados?
14- É falsa a preocupação da SP em considerar oportunidade de melhoria em elevar este índice de satisfação, realizando trabalhos educativos constantes, com palestras, pesquisa, reuniões com pais, alunos diretores, um completo programa de Educação Nutricional não visto nem em escolas privadas? Temos este modelo na autogestão?
15- Por que tão bonito trabalho, tão importante, tão necessário, não foi veiculado como multiplicador em outros locais? A quem interessa escondê-lo?
16- Foi demonstrado quanto a SP investiu nestas escolas ao recebê-las, gerando condições físicas adequadas para operar em condições de segurança e higiene?
17- Foi dito que mesmo sem receber desde novembro de 2010 a SP realiza constantes investimentos nos contratos, em equipamentos, utensílios, uniformes, capacitação de seus profissionais?
18- Foi dito que mesmo nestas condições em nenhum dia faltou merenda, que nenhum dia de atraso de pagamento de seus colaboradores foi registrado?
19- Foi disponibilizado nosso MBPF (Manual de Boas Práticas de Fabricação) para verificação de nosso rigoroso controle de qualidade dos produtos? Será que temos este controle na autogestão?
20- Foi disponibilizado receituário padrão da equipe para demonstrar nossa transparência em cumprir rigorosamente e tecnicamente nossos cardápios, padronizando as receitas?
21- Foi informado que nestes três anos estamos sendo fiscalizados rigorosamente e que em todos os processos levantados sempre ficou demonstrado a correção de nossos procedimentos?
22- Foi dito que a Ação Civil foi julgada o nosso favor? Por que o resultado não foi divulgado no programa? Que a ação da Promotora Fabiana Lobo também foi respondida com evidências de nosso cumprimento quanto a qualidade e quantidade da merenda? Por que os vários relatórios enviados a Prefeitura não foram disponibilizados?
23- Foi informado que além de todo trabalho técnico a SP realiza trabalho social atendendo a mais de 50 crianças carentes com refeição, aulas de informática, reforço escolar e nutrição além de atividades de recreação?
A quem interessa omitir tantas verdades? A quem interessa divulgar as inverdades veiculadas no programa da Rede Globo?
Os trabalhadores da Empresa SP Alimentação estão indignados com tamanha injustiça. São profissionais dedicados, cumpridores de suas obrigações, que não se furtam a serem avaliados e corrigirem suas deficiências. Têm um compromisso profissional, técnico, social. Muitas vezes têm parentes nestas escolas. São pessoas de caráter e que estão sendo tratadas como párias de uma sociedade injustamente. Por força e interesse de um pequeno, mas pelo visto poderoso grupo. O que Pretendem????????


4 comentários:

  1. Muito bom. Parabens pela resposta Wasti. Isso sim deveria ser divulgado na imprensa!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Wasti! Agradecemos por todos que vestem a camisa da SP.

    ResponderExcluir
  3. Essa postagem simplesmente fala por todos fucionários da sp alimentação

    ResponderExcluir
  4. Estamos com vc wasti pelo justo sempre

    ResponderExcluir