segunda-feira, 16 de maio de 2011

O Desabafo de Uma Nutricionista

Recebemos de nossa nutricionista Gracyelle Rocha esse  belo texto e gostaríamos de dividi-lo com todos.


MERENDA JOÃO PESSOA - O OUTRO LADO, O DA VERDADE

Nutricionista
Convoco a todos que estão acompanhando o caso da Merenda João Pessoa a conhecer os dois lados da verdade. Após tanta polêmica, nós, colaboradores da empresa, nos sentimos injustiçados por tamanha manipulação de informações para fazer com que você que não acompanha o dia a dia das escolas municipais acredite que a merenda de João Pessoa é um caos. Convido a todos vocês, principalmente os nutricionistas, a conhecerem a verdadeira realidade das escolas.

Saio da minha casa todos os dias com o único objetivo de garantir que todos os alunos das escolas que sou responsável tenha merenda suficiente, de qualidade e principalmente com segurança. Oriento, treino e acompanho todo o procedimento de fabricação e distribuição de merenda (coisa que nunca houve em João Pessoa). Vocês sabiam, por exemplo, que em todas as nossas 90 escolas há coleta de amostras em todos os turnos garantindo que a nossa refeição servida é segura para todo o alunado? A imagem do descarte da sobra limpa que passa no programa da TV é um procedimento correto e de segurança, pois no nosso sistema não é permitido que nenhuma sobra seja reaproveitada para o turno seguinte. Aquela merenda jogada no lixo não sai dos cofres públicos, pois a prefeitura só paga pelos pratos servidos aos alunos. Não foi divulgado, por exemplo, que o turno em que foi feita a filmagem é composto, em sua maioria, por adolescentes que preferem trazer salgadinho e refrigerante de casa, e isto não é um problema da qualidade e sim um problema de educação nutricional mundial. Este é um dos motivos pelo qual a empresa vem desenvolvendo um trabalho árduo de Educação Nutricional para conscientização desses grupos. As merendeiras explicaram para a filmagem o que significava o descarte daquela merenda, é muito estranho que nada disso tenha sido divulgado.

É necessário que todos saibam dividir as cenas, pois NENHUMA imagem de irregularidade na validade, qualidade, armazenamento e higienização foi mostrada da cidade de João Pessoa. Todos aqueles bichos mostrados foram nas outras cidades que NÃO SÃO TERCEIRIZADAS. Sou testemunha ocular que NADA foi encontrado nas nossas escolas pelo repórter que NÃO SE APRESENTOU COMO JORNALISTA COMO DIZEM NA REPORTAGEM  E ESTAVAM NA VERDADE ACOMPANHADOS POR UMA VEREADORA, apesar do meu questionamento. Estranho né? Estranho que nas nossas escolas não tenham sido mostradas imagens do estoque, dos freezeres, das validades. Não perceberam que apenas nas nossas escolas o repórter não entra com o microfone da GLOBO na mão? Na nossa cidade é feito controle rígido de qualidade através de Manual de Boas Práticas, fiscalização periódica, etiquetagem e treinamentos. Só neste ano já foram realizados 3 treinamentos com as merendeiras sendo o último sobre Higienização.

Vejo e ouço diversos programas de TV falarem sobre esse assunto sem nenhum conhecimento técnico, apenas são faladas coisas sobre política, política e política. Quem ainda não percebeu que tudo isso está acontecendo com o único objetivo de impedir a reeleição do prefeito no próximo ano? NÓS NÃO SOMOS BOBOS.

A POLÍTICA Paraibana está sendo injusta com o nosso trabalho. Já fomos chamados até de ladrões por um repórter sem ética. A SP não se resume a 1 pessoa só, somos muitos e fazemos nosso trabalho digno e com transparência. Nossas merendeiras tem a dedicação de mães para preparar refeições para as crianças todos os dias, algumas até conhecem as preferências de cada aluno. Temos mais de 300 mulheres e homens trabalhadores que se dedicam pelos alunos e estão sofrendo, sendo apontados e injustiçados pela sociedade pessoensse.

PAREM PARA PENSAR E PROCUREM CONHECER A VERDADE DOS FATOS!

Nós nutricionistas estudamos 4 anos para conhecer a importância da alimentação e da higiene na vida das pessoas. Não deixemos que uma imagem ou o clamor político nos influencie. Sejam imparciais, éticos e procurem conhecer todos os procedimentos antes de divulgar alguma opinião.

Não falo apenas como nutricionista RT,mas sim como cidadã pessoensse que cresceu com familiares dentro das escolas municipais e conhecendo há anos a realidade da merenda servida aqui.

NÃO DEVEMOS DEIXAR A POLÍTICA DOMINAR E PASSAR A FRENTE DOS NOSSOS INTERESSES. DEVEMOS SER INTELIGENTES E JULGAR AS COISAS COM REAL CONHECIMENTO DE CAUSA.

A merenda de João Pessoa NÃO é um CAOS!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário