terça-feira, 19 de abril de 2011

Trabalho da SP Alimentação em Marília recebe destaque e elogios


CAE aprova qualidade da merenda escolar de Marília (16/04/2011)
http://www.marilia.sp.gov.br/img_noticia/2860-merenda.jpg


O CAE (Conselho de Alimentação Escolar), cuja sede fica na avenida Santo Antônio, 2.377, no bairro Somenzari, divulgou ontem relatório aprovando a qualidade da merenda escolar da rede municipal de ensino (berçários, emeis e emefs), escolas estaduais e entidades assistenciais conveniadas com a Prefeitura de Marília.
Segundo o presidente do CAE, William Riberto Martins Soares, a merenda é de qualidade e o cardápio é variado. “A gente tem constatado que a merenda é de qualidade, que está sendo entregue regularmente e que chega ao local. Às vezes a gente recebe reclamação dos pais, afirmando que só é servido salsicha, por exemplo. Nós vamos averiguar e não é realidade. O cardápio é variado e posso comprovar, pois tenho um filho que estuda numa Emei. Toda semana acompanho e a merenda é variada, com refeição balanceada. Quem quiser saber sobre a merenda, vem acompanhar a gente nesta vistoria que são feitas regularmente”.

William Soares explicou que as visitas não são agendadas e nem comunicadas com antecedência. “A escolha é feita pelo CAE e às vezes até no meio do caminho a gente muda e vai para outra escola, dependendo do caminho que estamos fazendo. A escola só fica sabendo quando a gente chega ao local. E estas visitas são periódicas, praticamente duas ou três escolas por semana. Somente este ano, já estivemos em 25 escolas.”

Na última quinta-feira (13) pela manhã, o CAE esteve no Berçário Mãe Cristina, na Emei Dr. Fernando Mauro e na Escola Estadual Abel Augusto Fragata, através do presidente William Riberto Martins Soares; do representante dos pais de alunos, André Luiz Pasqual; e da secretária do órgão, Ana Cristina Santos de Abreu.

Os integrantes da atual diretoria do CAE passaram por treinamento da CGU (Controladoria Geral da União), realizado em agosto de 2010, na Unimar (Universidade de Marília). “Nesse treinamento a gente aprende a fazer avaliação, vistoria e a denunciar irregularidades. Os componentes do CAE estão preparados para fazer uma análise correta da qualidade da merenda escolar”, afirmou William.

O prefeito Mário Bulgareli ficou satisfeito com o resultado apresentado pelo CAE. “A gente já esperava que o resultado fosse positivo, pois a administração prioriza a educação como um todo e, é lógico, a merenda escolar faz parte desse contexto. As nutricionistas da Prefeitura também desenvolvem um grande trabalho e os pais podem ficar tranquilos, pois as crianças recebem uma educação de qualidade, com refeições balanceadas e com total qualidade.”

O CAE
O Conselho de Alimentação Escolar é um órgão deliberativo, fiscalizador e de assessoramento, instituído no âmbito dos estados, Distrito Federal e municípios, criado para acompanhar e monitorar a utilização dos recursos financeiros transferidos pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) às Entidades Executoras, bem como zelar pela qualidade da alimentação escolar.

Em Marília, o CAE é composto por 14 membros, sendo quatro representantes dos pais de alunos, quatro da sociedade civil, dois do Poder Executivo e quatro dos professores (dois da rede municipal e dois da rede estadual).

Fotos: Mauro Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário