sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dia da Saúde e Nutrição



Quando pensamos em Saúde e Nutrição, associamos logo a uma alimentação saudável e qualidade de vida. No entanto, na correria do mundo atual, muitas vezes esquecemos-nos de colocar esses conceitos em prática, regularmente. Por isso, nesse dia especial, é importante refletirmos as nossas atitudes, sobretudo em relação à alimentação usual.
Ainda existem países que sofrem com a fome e a desnutrição, mas o aumento da demanda de oferta de alimentos, nas últimas décadas, tem favorecido o incremento de doenças como obesidade e diabetes em muitos países desenvolvidos e em desenvolvimento, como no Brasil, o que nos traz um grande alerta sobre o nosso perfil alimentar.
O uso freqüente de alimentos industrializados com alta densidade calórica (fast-foods, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados etc.), associado a práticas como omissão de refeições e baixa ingestão de frutas, legumes e verduras vêm se mostrando um “coquetel” de risco para as doenças cardiovasculares e outras.
Mudar os hábitos alimentares e o estilo de vida é de fundamental importância para nossa saúde, já que vivemos atualmente na correria e no estresse da vida cotidiana. As mudanças não necessitam ser drásticas, mas se a cada dia você substituir uma prática alimentar errônea por uma saudável em pouco tempo você terá modificado seus hábitos, sem sofrimento. E logo sentirá os benefícios de tais mudanças.

Listamos os dez passos do guia do Ministério da Saúde que contribuem com a mudança no estilo de vida.
Confira:

Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.
Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais(arroz, milho, trigo pães e mas­sas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimen­tos naturais.
Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse pra­to brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.
Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!
Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou marga­rina. Fique atento aos rótulos dos alimen­tos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.
Evite refrigerantes e sucos industrializa­dos, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.
Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, sal­sicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.
Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade físi­ca todos os dias e evite as bebidas alcoóli­cas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.


Ana Paula Ribeiro da Silva
Nutricionista
CRN 13362



Nenhum comentário:

Postar um comentário