terça-feira, 19 de abril de 2011

SP Alimentação em Campo Grande: Trabalho que dá orgulho




Eis que nossa querida Lidiane Britts, da SP Alimentação de Campo Grande, nos envia completo relatório sobre as atividades desenvolvidas na escola Irmã Edith que é de responsabilidade daquela unidade.
Pelos relatos podemos comprovar que nossa equipe vem fazendo um excelente trabalho naquela região. Confira:






Estágio em Saúde Coletiva
Escola Municipal “Irmã Edith Coelho Neto”

Acadêmicas:
Irene Pereira
Jennyfer Balbuena
Maysa Oshiro
Naliely Freire
Roselene Silveira

Atividades desenvolvidas:

Início no dia 15 de fevereiro de 2011 no período vespertino

Durante os quatro primeiros dias (de 15/02 a 18/02) foi feito o levantamento do perfil nutricional de 323 alunos (82,6%) do total de 391 com idade entre 4 e 17 anos matriculados do pré ao 80ano, num total de 14 salas de aula.
Estes alunos foram pesados e medidos em balança analítica da escola, sendo classificados através de cálculos de IMC kg/m² (OMS,1997) e classificação em Percentis para as crianças até 5 anos de idade (NCHS, 1985)
Análise dos dados:
A maioria dos alunos avaliados foi classificada como eutrófico.
Pode-se atribuir tal resultado ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na qual a escola faz parte e contribui para este estado nutricional dos alunos, considerando assim a importância da escola como espaço propício a formação de hábitos alimentares saudáveis e à construção da cidadania.
Avaliação de adesão e aceitabilidade da merenda escolar.
Entre o período de 22 a 25/02/11.
Utilizou-se o método de pesagem das preparações coccionadas, resto ingesta e sobra limpa pesados em balança tipo caseira da alimentação preparada e oferecida aos alunos.

Análise dos dados:
A merenda composta de lanches como cachorro quente e pudim teve 100% de aceitabilidade, enquanto que no arroz carreteiro e no arroz com frango a aceitabilidade foi menor. Este resultado pode ter influência do horário que a merenda é servida, por volta das 14 horas, provavelmente um horário muito próximo ao almoço realizado pelos alunos em suas casas.

Na avaliação dos cardápios observou-se ausência de fritura e de carnes gordurosas, porém a oferta de verduras, legumes e frutas foi baixa.

No momento da distribuição da merenda os alunos não lavam as mãos antes de recebê-la, deixando assim ambiente propício para contaminação. Neste caso se faz necessário a educação quanto aos hábitos de higiene antes das refeições por parte da escola.
A cantina existente no ambiente escolar está em desacordo com a lei vigente, tanto a estrutura e edificação quanto aos itens oferecidos aos alunos como salgadinhos industrializados, balas, doces e refrigerantes. Tendo ainda “adesivos” de picolé, sorvete e bolos recheados como decoração.

Sugestão:

Cabe a administração da escola se empenhar para que esta cantina se torne um instrumento favorável a melhoria dos hábitos alimentares dos alunos, oferecendo produtos de melhor qualidade nutricional.

Educação Nutricional

Entre os dias 02 e 18/03 foram aplicadas as atividades de educação nutricional com todos os alunos, abordando o tema “As cinco cores da saúde” sobre a importância de uma alimentação colorida e variada. Essas atividades foram adaptadas para cada faixa etária trabalhada.

Pré escolar e 1º ano
“A Fada das Vitaminas” onde a fada e os duendes necessitavam da ajuda dos alunos para preparar uma poção mágica com as vitaminas das frutas que os próprios alunos iam colocando no caldeirão e as bruxas que só se alimentavam de guloseimas foram convencidas a se alimentarem com alimentos saudáveis. Foram distribuídos aos alunos os espetinhos com as frutas banana, melão, mamão e uva para degustação.

Resultado:
Durante a apresentação as crianças se mostraram apáticas diante da atividade lúdica, não participando da fantasia exposta no momento, fato esse que pode ser explicado pela falta de estímulo à imaginação destes alunos por parte dos educadores e pais. Porém a aceitabilidade pelas frutas foi de 100%, sendo este um ponto favorável para a efetividade da Educação Nutricional, sugerindo-se assim uma oficina de culinária com os alunos para melhor aproveitamento do conteúdo aplicado.

2º ano

Tema: “ligue as boquinhas aos alimentos correspondentes” Boquinha fechada = alimentos menos saudáveis e boquinha aberta = alimentos mais saudáveis. Na análise das atividades verificou-se quase 100% de acertos. Em certo momento foi perguntado aos alunos o que eles consideravam alimentos menos saudáveis, muitos responderam que são alimentos sujos, o que cai no chão e alimentos mais saudáveis é o alimento bom, o que enche a barriga. É um grupo que necessita de educação nutricional para conscientização sobre o assunto. As crianças receberam maças como brinde no final.

3º ano
As “5 cores da saúde” (vermelho, branco, roxo, verde e laranja/amarelo), com tema de “Mural das Cores“, sugerindo o consumo de alimentos coloridos e variados ao longo do dia.
Primeiramente foi explicado aos alunos a importância de cada cor, seus alimentos correspondentes, seus benefícios e vitaminas presentes em cada uma delas. Posteriormente a sala foi dividida em 5 grupos, cada grupo escolheu a sua cor onde receberam os recortes de revistas para montagem dos cartazes sem interferência das acadêmicas.
Ao final os cartazes foram fixados no mural da escola para conhecimentos dos demais alunos. As crianças receberam maças como brinde. Os alunos foram bastante participativos e entusiasmados, não demonstrando dificuldade durante as atividades

4º ano
Primeiramente foi aplicada uma atividade sobre o conhecimento prévio dos grupos alimentares da pirâmide. Os alunos relacionavam os grupos alimentares com as figuras correspondentes. Logo após foi feita a explicação da Pirâmide alimentar confeccionada em EVA como ilustração.

Por fim, em outra atividade os alunos escreveram o nome de cada grupo da Pirâmide alimentar em seus respectivos lugares observando-a. Em outra atividade os alunos ligaram os pontos até formarem um alimento, e depois ligar o alimento ao grupo correto da Pirâmide alimentar. Os alunos também puderam colorir os desenhos. No final os alunos receberam maças como brinde.
Foi observada falta de conhecimento prévio sobre o assunto e dificuldade em memorizar os grupos. Porém após a explicação sobre a Pirâmide Alimentar pelas acadêmicas, na ultima atividade já se mostraram mais familiarizados, mostrando assim a eficácia da educação nutricional.

 ano
Foi feita a “Gincana das cinco cores” onde os alunos foram reunidos no pátio da escola e separados em cinco grupos. Após explicação sobre a importância da alimentação colorida foi determinado a cada grupo uma cor para que escrevessem no tempo de 2 minutos o maior numero de alimentos saudáveis.
Ao final a equipe vencedora recebeu barra de cereal como premio e os demais alunos receberam maçãs. Os alunos foram bastante participativos e conseguiram escrever uma média de 10 alimentos em 2 minutos. Demonstraram conhecimento sobre alimentos saudáveis.

6º ano
A Gincana das cinco cores foi realizada em sala de aula. Após explicação sobre alimentação saudável e colorida foram divididos em 5 grupos com suas respectivas cores para escreverem em 2 minutos os alimentos saudáveis. Foram colocados em uma mesa para os alunos, os ingredientes onde eles puderam montar seu lanche natural contendo as cinco cores.
Os ingredientes eram pão de forma, cenoura ralada, tomate em rodelas, alface, patê com maionese e atum e suco de uva.

Diferente dos alunos do 5o ano, estes se mostraram com dificuldade em escrever os alimentos saudáveis, escrevendo uma média de 5 alimentos em 2 minutos.Quanto a adesão e aceitabilidade dos lanches o índice foi de 100%. É um grupo que precisa de mais atividades para fixar o conteúdo proposto. Os alunos ganharam maçãs como brinde. A equipe vencedora recebeu barra de cereal como prêmio.

7º e 8º  ano

Conforme enquete realizada pelas acadêmicas, os alunos do 7º  e 8º  ano mostraram interesse em saber sobre dietas da moda e exercício físico na adolescência. Portanto foi passado um vídeo sobre “Alimentação saudável na adolescência” narrado por uma nutricionista com duração de 10 minutos na sala de informática após breve palestra sobre o tema pelas acadêmicas.

7º ano

Os alunos do 7º ano mostraram-se interessados, prestando a atenção todo o tempo, porém ao final quando questionados se gostariam de fazer alguma pergunta ou duvida não se manifestaram.
Foi sorteada barra de cereal e distribuído revistas sobre a merenda escolar para todos os participantes.

8º ano

Os alunos do 8º ano são adolescentes com idade entre 12 e 17 anos e com relativa dificuldade no comportamento dentro do ambiente escolar, porém durante a apresentação do vídeo sobre “Uma Vida + Saudável” na adolescência se mostraram interessados.
Após o término da apresentação foi aberto para questionamento quando perguntaram se chocolate dava espinhas e se chocolate engordava. Foi sorteada barra de cereal e distribuído maçãs como brindes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário