sexta-feira, 25 de março de 2011

SP Alimentação de Campo Grande incentiva o uso da horta comunitária





 PROJETO HORTA ESCOLAR 



O projeto Horta Escolar foi criado para sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do meio ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta. 
Despertar o interesse das crianças para o cultivo de hortas; conhecimento do processo de germinação; dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos; conscientizar da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo; degustação do que foi semeado, cultivado e colhido; construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida do nosso planeta; são objetivos que levaram a implantação deste projeto no município de Campo Grande. 




O contato com a terra no preparo dos canteiros, o plantio das sementes, a prática diária do cuidado (regar, transplantar, tirar matinhos, espantar formigas) e o exercício da paciência até que as sementes transformem-se em verduras e legumes viçosos e coloridos, são vivências que transformam espaços vazios da escola em um canto de muito encanto e aprendizado. 
Além de complementar a merenda escolar e a alimentação de algumas famílias (são montados kits para distribuição para a comunidade escolar), o projeto Horta Escolar é um verdadeiro laboratório ao ar livre para aulas de química, física, biologia, ciências, português e matemática. Os alunos aprendem, na prática, temas como nutrientes do solo, luminosidade, temperatura, fotossíntese, desenvolvimento de plantas, a vida dos insetos, medidas de áreas, literatura. Essas experiências despertam o interesse pelas aulas. 




Das 22 escolas atendidas pela SP Alimentação em Campo Grande, 5 possuem hortas escolares. Estas hortas atendem cerca de 6500 alunos da faixa estaria de 5 a 15 anos e 2000 famílias de diferentes bairros do município de Campo Grande. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário