sexta-feira, 4 de março de 2011

Boas Novas de Campo Grande




Eis que nossa colega Simone Bicalho visitou a sede da SP Alimentação em Campo Grande no Mato Grosso do Sul; a nutricionista nos escreve sobre as boas novas que estão acontecendo na unidade:





Merenda Campo Grande – Programa de Educação Nutricional

O mês de março será repleto de atividades interessantes na Unidade Escolar Irmã Edith, em Campo Grande, MS.
A Equipe de Estagiários do Curso de Nutrição da Universidade Anhangüera/ UNAERP (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal) juntamente com as Nutricionistas da SP Alimentação elaboraram uma série de atividades que fazem parte do Programa de Educação Nutricional.






As crianças ao longo do mês de fevereiro tiveram aulas sobre alimentação saudável com as estagiárias e para finalizar o projeto nesta escola foi escolhida a  apresentação de uma peça teatral – “A Fadinha das Vitaminas”, com enredo lúdico contando a história de umas fadinhas que habitavam um reino onde as crianças não comiam frutas e eram desanimadas. Não estudavam nem brincavam. Elas fizeram uma proposta para as crianças criarem uma poção mágica a fim de que a animação e a disposição voltassem a reinar naquele lugar.



Com a participação das encantadoras fadinhas e a ajuda da inteligência das crianças, frutas (replicas de plástico) eram colocadas num caldeirão, a cada fruta colocada a Fadinha dissertava sobre as propriedades nutricionais daquele alimento.




A frase mágica era: “Coma sim, sim, sim!” que foi repetida inúmeras vezes pelas crianças, até que num passe de mágica (literalmente, pois que contou com efeitos especiais, velas que soltavam faíscas, causando furor entre as crianças) a poção estava pronta.



Do caldeirão começaram a surgir espetinhos de frutas deliciosos, que foram distribuídos e muito apreciados pelos alunos. 






Nesta quinta-feira aconteceu a distribuição de maçãs - em embalagens personalizadas (um brinde da Universidade Anhenguera/ UNAERP) - para as crianças desta unidade escolar, além da entrega das cartilhas e gibis da Turma da Merenda da SP Alimentação, com o objetivo de fixar o conteúdo abordado nas aulas de Educação Nutricional.
A turma de adolescentes participou de uma palestra sobre Alimentação Saudável, abordado com uma linguagem adequada para esta faixa etária.




Próximas Ações


No próximo dia 16 os adolescentes participarão de uma Oficina de Lanche Saudável, onde os estagiários de Nutrição e as Nutricionistas da SP Alimentação ensinarão algumas receitas de lanches, com ingredientes naturais e saudáveis. Cada adolescente irá preparar o seu lanche com os gêneros fornecidos pela SP.

A idéia desta oficina surgiu a partir de um teste de aceitabilidade realizado com os adolescentes desta escola onde o resultado apontou uma baixa aceitação da refeição, dando preferência aos lanches, muito comum nesta faixa etária. Os lanches, desde que preparados com alimentos naturais, com baixo teor de gordura, podem fazer parte da refeição dos adolescentes.  Logo, a inclusão da Oficina de Lanche Saudável é ótima ferramenta para melhor informar os alunos.

Nos dias 17 e 18/03, será ministrada uma palestra sobre a importância das fibras na alimentação, com distribuição de brindes da NUTRIBOM, distribuidor local de produtos naturais e integrais, em parceria com a Universidade.



Parabéns para a Equipe da Merenda Campo Grande.






Nenhum comentário:

Postar um comentário