terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Boas Novas da SP Alimentação em Jacareí



Unidade Jacareí – Avaliação contínua das merendeiras.



Há dois anos, a Equipe da Merenda Jacareí, sob a Coordenação da Nutricionista Elaine Orlanda, aplica avaliações contínuas para as merendeiras, com periodicidade mensal, de fevereiro a novembro de cada ano letivo.

Para cada prova, são elaboradas 05 questões de múltipla escolha, sempre relacionadas à um assunto técnico operacional, diagnosticado durante as visitas semanais dos supervisores nas escolas.

A 1ª. Avaliação deste ano abordou o tema do treinamento, com o objetivo de avaliar o aproveitamento e absorção do conteúdo ministrado.

Os Nutricionistas supervisores juntamente com a Coordenadora elaboram as questões e aplicam as “provinhas”, como são chamadas as avaliações, para as merendeiras das SP Alimentação e para os funcionários das entidades conveniadas à Prefeitura, também atendidas pela SP durante as visitas de rotina nas unidades escolares.

Após o recolhimento de todas as avaliações, os supervisores cuidadosamente fazem a correção e a Coordenadora se encarrega de tabular os dados obtidos e os divulga nas reuniões com o C.A.E. – Conselho de Alimentação Escolar, muito atuante no Município e com a equipe da Secretaria de Educação. Ambos aprovam e elogiam a iniciativa da SP Alimentação.

Esta ferramenta também é útil para avaliar o desempenho da merendeira como profissional e fica anexada ao prontuário do colaborador.

Quando um tema ou questão não atinge a média esperada de pontuação, superior a 80% é debatido novamente para melhor fixação do aprendizado, garantindo eficiência no trabalho.

Entre os temas já avaliados, podemos citar: higiene pessoal, critérios de recebimento de gêneros perecíveis e estocáveis, manipulação dos alimentos, distribuição, monitoramento de temperatura, enfim, abrangendo todos os tópicos do Manual de Boas Praticas.

Elaine nos conta que em cada unidade escolar tem uma cópia do Manual, disponível para consultas e estudos.

Parabéns Elaine e Equipe.


A Tabulação da Avaliação de Fevereiro 2011 apontou 90% de acerto.


Questões abordadas:

1)     Qual o uso correto da touca descartável;
2)     Uso de luvas descartáveis;
3)     Uso do uniforme;
4)     Armazenamento de gêneros perecíveis;
5)     Periodicidade de limpeza de freezer e refrigerador;


Nenhum comentário:

Postar um comentário