terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Ministra quer Peixe na Merenda Escolar


É um ministério bíblico, de multiplicar os peixes. Vamos ter que fazer o milagre de fazer mais com menos

A nova ministra da Pesca e Aqüicultura, Ideli Salvatti, pretende colocar mais peixes na merenda escolar, como forma de aumentar o consumo de pescado no Brasil, ainda pequeno se comparado ao tamanho da área oceânica e de rios do país.
“É um desafio fazer o brasileiro consumir mais peixe. Vamos fazer campanhas de divulgação e colocar o pescado merenda escolar, porque aí vamos preparando as novas gerações. É um trabalho de convencimento e educação”, disse a ministra.
A ministra comparou o consumo de pescado pelos brasileiros, de 9 kg por ano, enquanto na Espanha é de 35 kg.
Segundo Ideli Salvatti, o ministério pretende equiparar a produção de pescado com a agricultura.
“De todas as proteínas animais, o pescado é a proteína mais saudável. O Brasil pode ser um grande produtor de pescado, como é de carne bovina”, disse.
A ministra, no entanto, admitiu que a verba orçamentária para investir na aqüicultura ainda é pequena.
“É um ministério bíblico, de multiplicar os peixes. Vamos ter que fazer o milagre de fazer mais com menos”, disse.
Após tomar posse, Ideli disse que o trabalho será de continuidade e não anunciou novas medidas.
“Será um trabalho de continuidade, o Plano Mais Pesca e Aqüicultura vai até 2011 e vamos cumprir o calendário. A presidente Dilma pediu para aumentar a industrialização e produção, sem deixar de lado a pesca artesanal”, afirmou a nova ministra.

Fonte:



“É um privilégio imenso que espero corresponder”, afirma Ideli Salvatti ao assumir o Ministério da Pesca e Aquicultura
03/01/2010 - 15:05
Primeira mulher eleita ao Senado pelo Estado de Santa Catarina, Ideli Salvatti, assumiu na manhã desta segunda-feira o Ministério de Pesca e Aquicultura. A cerimônia de transmissão de cargo, realizada em Brasília nesta segunda (3/1), foi prestigiada pelo secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, pelo advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, pelos ministros Ana de Hollanda (Cultura), Isabela Teixeira (Meio Ambiente) e Wagner Rossi (Agricultura), além de senadores e deputados.
“A Ministra já demonstrou uma imensa capacidade como militante, como senadora e com certeza vai ajudar para que o setor continue crescendo e desenvolvendo o potencial da pesca e da aquicultura no país”, afirmou Altemir Gregolin ao transmitir o cargo à nova Ministra.
Em tom emocionado, Ideli iniciou seu discurso agradecendo o apoio e comemorando o momento pelo qual o país passa. “Há 50 anos estávamos sonhando com reformas, hoje temos uma mulher na presidência, não uma simples mulher, mas alguém que nos anos 60 colocou sua vida em risco por esse país”, afirma a Ministra ao falar de Dilma Rousseff.
“Cada um de nós milhares e milhões de brasileiros fizemos por merecer esse momento com muito trabalho. A caravana da cidadania está cada vez mais rápida e mais lotada de brasileiros”, comemora Ideli.
Ao falar sobre o trabalho que irá desenvolver, a Ministra afirmou a continuidade e anunciou as recomendações da presidenta. “A aquicultura e a pesca tem um papel social importante, a Dilma pediu que eu cuidasse dos pequenos eles tem de continuar a ser prioridade, mas sem esquecer de ampliar a produção. O setor  tem condições de aumentar o consumo interno, externo e a exportação”, enfatiza Salvatti.
A Ministra aproveitou seu discurso de posse para responder às críticas a respeito de nunca ter pescado um peixe. "Eu pergunto quantos bois, quantos pés de soja foram laçados e plantados pelo ministro de Agricultura? O que fez o Brasil ser o celeiro do mundo foi o incentivo, o crédito e as políticas públicas para cada uma dessas áreas”.
Ideli encerrou agradecendo à presidenta Dilma e pedindo o apoio dos pescadores, aquicultores e de todos os envolvidos na cadeia produtiva de pescado.


http://www.mpa.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário