segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Alimentação Saudável x Férias

No primeiro post do ano publicamos um artigo de nossa nutricionista Simone Bicalho com dicas para o período de férias.







Dicas para manter uma alimentação saudável e segura nas férias:

- respeitar os horários das refeições: mesmo saindo da rotina é importante que seja respeitado o horário das refeições e evitar ficar sem se alimentar por um longo período, fazendo a “compensação”. A falta de rotina nos horários e do hábito alimentar são os principais vilões da dieta.

- dar preferência para os alimentos naturais aos industrializados, priorizando as frutas, verduras e legumes, abuse dos sucos naturais, além de refrescantes são nutritivos.

- hidrate-se. Com a chegada do verão é natural que o organismo transpire mais, devido as altas temperaturas nesta época do ano, e com isso, aumenta a necessidade da reposição líquida.
A ingestão de líquidos, principalmente água e sucos naturais é essencial para a prevenção da desidratação que acomete muitas pessoas, especialmente as crianças.

- segurança alimentar: é comum que no período de férias, algumas refeições sejam feitas fora de casa, seja na barraquinha da praia, do parque, na lanchonete do clube, não há nada que impeça essa prática, porém, é muito importante que sejam avaliadas as condições de higiene do local, o modo como os alimentos são armazenados e manipulados, observar a higiene pessoal do manipulador entre outros cuidados, para que suas férias sejam realmente aproveitadas. O risco de uma toxiinfecção alimentar é muito grande quando não se obedecem as regras de higiene.

- respeitar os hábitos alimentares: esta dica é para quem vai viajar, conhecer outros locais e regiões. Viajar é sempre bom, a bagagem cultural adquirida é imensurável porém, temos que ter cautela da hora de experimentar todos os sabores e aromas da terra desconhecida. Claro que queremos provar, saborear os pratos típicos as bebidas regionais mas, já que não fazem parte do nosso hábito, o mais prudente é somente experimentar, provar, sem cometer exageros para que a viagem seja 100% curtida.

- para os que ficam em casa nas férias na companhia do sofá e da TV, deve-se ter bastante cuidado com os petiscos e lanchinhos entre as refeições, o fato de estar de férias, sem horários rígidos para dormir e acordar, TV liberada o dia todo, não é sinônimo de salgadinhos e refrigerantes a vontade.

- usar a imaginação na hora de preparar as refeições. Uma salada simples mas bem decorada, fica mais apetitosa. Use e abuse das ervas aromáticas, alem de decorar o prato, lhe emprestam um aroma exclusivo.

- praticar exercícios físicos, ler um livro, assistir um filme, ouvir música, fazer algum trabalho manual, trabalhar como voluntário em alguma instituição, visitar os amigos e familiares também ajudam a relaxar e aproveitar as férias e diminuem o stress, regarregam as energias para encarar o trabalho e os estudos em 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário