sexta-feira, 29 de abril de 2011

PROJETO “ARTE E CULTURA”: EXPRESSÃO CORPORAL




Eis que nossa querida Valéria Martins nos envia notícias sobre as ações na Fundação Gentil Afosno Durães de São Luís. Desta feita trata-se do projeto de expressão corporal que alegrou e muito os alunos aquela unidade da instituição.




PROJETO “ARTE E CULTURA”: EXPRESSÃO CORPORAL
 A atividade aconteceu no começo deste mês e o Projeto “Arte e Cultura” foi ministrada pela professora de Dança e Educação Física Maria José. Houve uma grande participação dos alunos que além de aprenderem os passos básicos do “xote” (ritmo de música nordestina), com a música Xote Ecológico de Luís Gonzaga, também puderam praticar um pouco de aeróbica e fazer alongamentos para relaxamento do corpo.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

SP Alimentação em São Luís e o Projeto Livro Amigo



O projeto Livro Amigo da Fundação Gentil Afonso Durães em São Luís é um sucesso.  Na última semana a programação reuniu os alunos daquela instituição para ouvir histórias e reforçar a importância da leitura. Foram contadas histórias infantis, discutidos temas relacionados à literatura brasileira e distribuição de exemplares para os alunos que saíram da atividade muito felizes.
Parabéns a todos!





Um livro
Elias José

Um livro
É uma beleza,
É uma caixa mágica
Só de surpresas!

Um Livro
parece mudo...
Mas nele a gente
descobre tudo!

Um livro tem asas,
longas e leves...
que de repente,
levam a gente,
longe, longe...

Um livro
é parque de diversões:
cheios de sonhos coloridos,
cheio de doces sortidos,
cheio de luzes e balões...

Um livro...
É uma floresta
com folhas e flores
e bichos e cores,
é mesmo uma festa!
Um navio pirata no mar,
um foguete perdido no ar,
é amigo é companheiro!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

SP Alimentação e a Páscoa pelo Brasil

Alunos da Fundação Gentil Afonso Durães em São Luís se divertiram com brincadeiras e, claro, com os presentes
Equipe animada no hospital José Soares Hungria em São Paulo

Cardápio diferenciado e cozinheiras caracterizadas


Alegria e descontração

Carinho e atenção numa data tão especial
Animação em Jacareí

Dedicação e cuidado para uma festa inesquecível


 Eis que nossos queridos colegas da SP Alimentação pelo Brasil nos enviam relatos e fotos sobre a comemoração de Páscoa nas unidades.
Criatividade, alegria e cardápios especiais estiveram presentes em todas as ações realizadas pela equipe competente de nutricionistas da SP.
Esse trabalho muito nos orgulha, pois leva a comemoração e uma data toa importante a todos os nossos colaboradores e alunos com quem trabalhamos.
Segue fotos do evento de Páscoa no Hospital Jose Soares Hungria em Pirituba também há o registro relato do evento de Páscoa na Netuno, onde houve sorteio de ovos de Páscoa e kit pescados entre os colaboradores numa bela parceria da Netuno com a SP Alimentação. 
Em Jacareí a festa também foi completa. Cardápio elaborado especialmente para data, doces e muitas brincadeiras que alegraram a todos naquela unidade.
Em São Luís a programação também foi intensa e com um resultado muito positivo. Os alunos da Fundação Gentil Afonso Durães se divertiram com jogos esportivos, desfrutaram de um lanche especial e receberam ovos de Páscoa.

Parabéns a todos

Presentes e surpresas


Sorteio de brindes que alegraram a todos

Pessoal da Netuno em Recife se divertiu

Ele não poderia faltar

Guloseimas de dar água na boca

Criançada feliz


Decoração caprichada feita com muito carinho

terça-feira, 26 de abril de 2011

Páscoa na SP Alimentação de Recife



Na última semana a SP Alimentação de Recife comemorou a Páscoa com uma programação especial. Cardápio caprichado, distribuição de ovos, brincadeiras e uma confraternização que alegrou a todos.



segunda-feira, 25 de abril de 2011

Boas Novas da SP Alimentação em Recife



Eis que nosso querido  colega da SP Alimentação em Recife, Iran Elirineu Correia Soares, nos envia relatos e fotos sobre a programação especial naquela unidade. Na última semana uma reunião com café da manhã especial  e muito animado serviu para  celebrar  junto com os aniversariantes do mês e também para  homenagear  os funcionários do mês: 
Funcionário do Mês de Abril 2011 Noturno (Junior)                                                                              Funcionário do Mês de Abril Diurno (Marcelo)



 Parabéns a todos



sexta-feira, 22 de abril de 2011

Chocolate





Nessa semana em que se fala em maior consumo de chocolate devido ao domingo de Páscoa é bom informar aos leitores do blog qual a melhor forma de se deliciar sem se preocupar com a balança e a saúde!


Houve uma época em que o chocolate era considerado um dos grandes vilões da dieta e, principalmente as mulheres, tentavam evitá-lo a todo custo, para não comprometer a silhueta. No entanto, há algum tempo estudos comprovaram que o alimento traz benefícios ao organismo e sua má-fama foi deixada de lado.

Mas,  é a matéria-prima do chocolate, o cacau, responsável pelos efeitos benéficos da ingestão dessa delícia.

Na sua origem, no golfo do México, o cacau, bebida de sabor amargo, era ingerido pelos astecas que o chamavam de bebida dos deuses. Quando foi levado à Espanha, no século XIV, passou a ser adoçado para reduzir seu amargor. No século XVII, na Holanda, ocorreu o processo de industrialização do cacau, com a  separação da manteiga de cacau da massa de cacau. Nessa mesma época, um suíço, produtor de leite condensado, adicionou-o à massa de cacau, surgindo o chocolate ao leite. Poucos anos depois, a manteiga de cacau foi adicionada a esta mistura, o que deu ao chocolate as características que permanecem até hoje.

O cacau é rico em fitoquímicos fenólicos (polifenóis), especialmente de substâncias conhecidas como flavonóides, que são potentes antioxidantes. Estes protegem o organismo contra os radicais livres (moléculas muito reativas que são produzidas pela oxidação biológica e danificam vários tecidos). Os compostos antioxidantes estão associados a um menor risco de várias doenças, incluindo diabetes e doença cardíaca.

Para melhor aproveitar esse festival de antioxidantes é necessário o consumo do chocolate tipo amargo com 60 a 70% de cacau que além de tudo, também alimenta mais que os outros, saciando a fome. Ótima dica para quem deseja emagrecer!

Mesmo sabendo que quanto mais cacau, mais saudável é o chocolate, muitas pessoas não gostam de consumi-lo, pois não conseguem se acostumar com o sabor amargo do produto. Para não perder os benefícios, a alfarroba é uma doce solução para o problema. Trata-se de vagem comestível, semelhante ao feijão, marrom-escura e com sabor adocicado. A farinha de alfarroba, derivada da polpa da vagem torrada e moída, é utilizada para substituir o cacau nas preparações.
Hoje, no mercado existem chocolates para todos os gostos e necessidades, seguem algumas dicas:






·         Soja: O ovo de chocolate de soja é indicado para quem possui intolerância a lactose ou alergia a proteína do leite de vaca.
·         Cacau: rico em polifenóis, o chocolate amargo é indicado para quem precisa cuidar da saúde. Ele protege o coração, equilibra a pressão arterial e ainda melhora a pele.
·         Alfarroba: alimento com baixo teor de gordura e alto valor nutritivo por conter vitaminas B1, B2 e vitamina A. Indicado para quem é apaixonado por chocolate, mas se preocupa com a quantidade de gordura do cacau.
·         Orgânico: livre de agrotóxicos e agentes químicos, o alimento orgânico possui seus nutrientes preservados pela natureza e são ricos em minerais. Estudos relatam que eles são nutricionalmente superiores aos demais. Portando, o ovo de chocolate orgânico é para aqueles que preservam a natureza e querem aproveitar as delícias dessa época de Páscoa.
·         Diet: a versão diet é sem açúcar, portanto é indicado para quem necessita diminuir seu consumo, ou seja, pessoas com a glicemia alterada, seja por diabetes ou por resistência a insulina. No entanto, deve-se tomar um cuidado extra, pois essa versão costuma apresentar mais gordura do que os chocolates convencionais, tornando-se mais calóricos.
Portanto, a melhor forma de não errar no consumo de  chocolate nessa páscoa é verificar no rótulo do seu chocolate preferido o % de cacau, comprar um único Ovo e dividi-lo com todos os seus convidados para o almoço de Páscoa. Você economiza no bolso, nas calorias e preservar sua saúde.





Waneska Pereira
Nutricionista

quinta-feira, 21 de abril de 2011

SP Alimentação e a Páscoa no Hospital Ermelino



Eis que nossa querida colega, Lucelena Moraes -
Diretora Regional da Matriz da SP Alimentação - nos escreve relatando o belo trabalho que a nutricionista Karyn vem fazendo no hospital Ermelino que é atendido pela empresa. 







Para comemorar a Páscoa, o refeitório foi decorado com os motivos desta importante data religiosa.



Um cardápio especial foi elaborado com deliciosos doces.





Não faltaram os tradicionais coelhinhos e muitas cenouras.





Parabéns a toda a equipes e Feliz Páscoa

quarta-feira, 20 de abril de 2011

O Dia do Índio na Fundação Gentil Afonso Durães


Nesta terça-feira os alunos da Fundação Gentil Afonso Durães, em João Pessoa, trabalharam o tema Dia do Índio. Esta data comemorativa, 19 de abril,  foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas. Entendendo importância da data para nossa nação, os professores da Fundação incentivaram ações que visam a  reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e do respeito às suas manifestações culturais. Afinal, como diria a canção: Todo Dia Era dia de Índio.





terça-feira, 19 de abril de 2011

Trabalho da SP Alimentação em Marília recebe destaque e elogios


CAE aprova qualidade da merenda escolar de Marília (16/04/2011)
http://www.marilia.sp.gov.br/img_noticia/2860-merenda.jpg


O CAE (Conselho de Alimentação Escolar), cuja sede fica na avenida Santo Antônio, 2.377, no bairro Somenzari, divulgou ontem relatório aprovando a qualidade da merenda escolar da rede municipal de ensino (berçários, emeis e emefs), escolas estaduais e entidades assistenciais conveniadas com a Prefeitura de Marília.
Segundo o presidente do CAE, William Riberto Martins Soares, a merenda é de qualidade e o cardápio é variado. “A gente tem constatado que a merenda é de qualidade, que está sendo entregue regularmente e que chega ao local. Às vezes a gente recebe reclamação dos pais, afirmando que só é servido salsicha, por exemplo. Nós vamos averiguar e não é realidade. O cardápio é variado e posso comprovar, pois tenho um filho que estuda numa Emei. Toda semana acompanho e a merenda é variada, com refeição balanceada. Quem quiser saber sobre a merenda, vem acompanhar a gente nesta vistoria que são feitas regularmente”.

William Soares explicou que as visitas não são agendadas e nem comunicadas com antecedência. “A escolha é feita pelo CAE e às vezes até no meio do caminho a gente muda e vai para outra escola, dependendo do caminho que estamos fazendo. A escola só fica sabendo quando a gente chega ao local. E estas visitas são periódicas, praticamente duas ou três escolas por semana. Somente este ano, já estivemos em 25 escolas.”

Na última quinta-feira (13) pela manhã, o CAE esteve no Berçário Mãe Cristina, na Emei Dr. Fernando Mauro e na Escola Estadual Abel Augusto Fragata, através do presidente William Riberto Martins Soares; do representante dos pais de alunos, André Luiz Pasqual; e da secretária do órgão, Ana Cristina Santos de Abreu.

Os integrantes da atual diretoria do CAE passaram por treinamento da CGU (Controladoria Geral da União), realizado em agosto de 2010, na Unimar (Universidade de Marília). “Nesse treinamento a gente aprende a fazer avaliação, vistoria e a denunciar irregularidades. Os componentes do CAE estão preparados para fazer uma análise correta da qualidade da merenda escolar”, afirmou William.

O prefeito Mário Bulgareli ficou satisfeito com o resultado apresentado pelo CAE. “A gente já esperava que o resultado fosse positivo, pois a administração prioriza a educação como um todo e, é lógico, a merenda escolar faz parte desse contexto. As nutricionistas da Prefeitura também desenvolvem um grande trabalho e os pais podem ficar tranquilos, pois as crianças recebem uma educação de qualidade, com refeições balanceadas e com total qualidade.”

O CAE
O Conselho de Alimentação Escolar é um órgão deliberativo, fiscalizador e de assessoramento, instituído no âmbito dos estados, Distrito Federal e municípios, criado para acompanhar e monitorar a utilização dos recursos financeiros transferidos pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) às Entidades Executoras, bem como zelar pela qualidade da alimentação escolar.

Em Marília, o CAE é composto por 14 membros, sendo quatro representantes dos pais de alunos, quatro da sociedade civil, dois do Poder Executivo e quatro dos professores (dois da rede municipal e dois da rede estadual).

Fotos: Mauro Abreu

SP Alimentação em Campo Grande: Trabalho que dá orgulho




Eis que nossa querida Lidiane Britts, da SP Alimentação de Campo Grande, nos envia completo relatório sobre as atividades desenvolvidas na escola Irmã Edith que é de responsabilidade daquela unidade.
Pelos relatos podemos comprovar que nossa equipe vem fazendo um excelente trabalho naquela região. Confira:






Estágio em Saúde Coletiva
Escola Municipal “Irmã Edith Coelho Neto”

Acadêmicas:
Irene Pereira
Jennyfer Balbuena
Maysa Oshiro
Naliely Freire
Roselene Silveira

Atividades desenvolvidas:

Início no dia 15 de fevereiro de 2011 no período vespertino

Durante os quatro primeiros dias (de 15/02 a 18/02) foi feito o levantamento do perfil nutricional de 323 alunos (82,6%) do total de 391 com idade entre 4 e 17 anos matriculados do pré ao 80ano, num total de 14 salas de aula.
Estes alunos foram pesados e medidos em balança analítica da escola, sendo classificados através de cálculos de IMC kg/m² (OMS,1997) e classificação em Percentis para as crianças até 5 anos de idade (NCHS, 1985)
Análise dos dados:
A maioria dos alunos avaliados foi classificada como eutrófico.
Pode-se atribuir tal resultado ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na qual a escola faz parte e contribui para este estado nutricional dos alunos, considerando assim a importância da escola como espaço propício a formação de hábitos alimentares saudáveis e à construção da cidadania.
Avaliação de adesão e aceitabilidade da merenda escolar.
Entre o período de 22 a 25/02/11.
Utilizou-se o método de pesagem das preparações coccionadas, resto ingesta e sobra limpa pesados em balança tipo caseira da alimentação preparada e oferecida aos alunos.

Análise dos dados:
A merenda composta de lanches como cachorro quente e pudim teve 100% de aceitabilidade, enquanto que no arroz carreteiro e no arroz com frango a aceitabilidade foi menor. Este resultado pode ter influência do horário que a merenda é servida, por volta das 14 horas, provavelmente um horário muito próximo ao almoço realizado pelos alunos em suas casas.

Na avaliação dos cardápios observou-se ausência de fritura e de carnes gordurosas, porém a oferta de verduras, legumes e frutas foi baixa.

No momento da distribuição da merenda os alunos não lavam as mãos antes de recebê-la, deixando assim ambiente propício para contaminação. Neste caso se faz necessário a educação quanto aos hábitos de higiene antes das refeições por parte da escola.
A cantina existente no ambiente escolar está em desacordo com a lei vigente, tanto a estrutura e edificação quanto aos itens oferecidos aos alunos como salgadinhos industrializados, balas, doces e refrigerantes. Tendo ainda “adesivos” de picolé, sorvete e bolos recheados como decoração.

Sugestão:

Cabe a administração da escola se empenhar para que esta cantina se torne um instrumento favorável a melhoria dos hábitos alimentares dos alunos, oferecendo produtos de melhor qualidade nutricional.

Educação Nutricional

Entre os dias 02 e 18/03 foram aplicadas as atividades de educação nutricional com todos os alunos, abordando o tema “As cinco cores da saúde” sobre a importância de uma alimentação colorida e variada. Essas atividades foram adaptadas para cada faixa etária trabalhada.

Pré escolar e 1º ano
“A Fada das Vitaminas” onde a fada e os duendes necessitavam da ajuda dos alunos para preparar uma poção mágica com as vitaminas das frutas que os próprios alunos iam colocando no caldeirão e as bruxas que só se alimentavam de guloseimas foram convencidas a se alimentarem com alimentos saudáveis. Foram distribuídos aos alunos os espetinhos com as frutas banana, melão, mamão e uva para degustação.

Resultado:
Durante a apresentação as crianças se mostraram apáticas diante da atividade lúdica, não participando da fantasia exposta no momento, fato esse que pode ser explicado pela falta de estímulo à imaginação destes alunos por parte dos educadores e pais. Porém a aceitabilidade pelas frutas foi de 100%, sendo este um ponto favorável para a efetividade da Educação Nutricional, sugerindo-se assim uma oficina de culinária com os alunos para melhor aproveitamento do conteúdo aplicado.

2º ano

Tema: “ligue as boquinhas aos alimentos correspondentes” Boquinha fechada = alimentos menos saudáveis e boquinha aberta = alimentos mais saudáveis. Na análise das atividades verificou-se quase 100% de acertos. Em certo momento foi perguntado aos alunos o que eles consideravam alimentos menos saudáveis, muitos responderam que são alimentos sujos, o que cai no chão e alimentos mais saudáveis é o alimento bom, o que enche a barriga. É um grupo que necessita de educação nutricional para conscientização sobre o assunto. As crianças receberam maças como brinde no final.

3º ano
As “5 cores da saúde” (vermelho, branco, roxo, verde e laranja/amarelo), com tema de “Mural das Cores“, sugerindo o consumo de alimentos coloridos e variados ao longo do dia.
Primeiramente foi explicado aos alunos a importância de cada cor, seus alimentos correspondentes, seus benefícios e vitaminas presentes em cada uma delas. Posteriormente a sala foi dividida em 5 grupos, cada grupo escolheu a sua cor onde receberam os recortes de revistas para montagem dos cartazes sem interferência das acadêmicas.
Ao final os cartazes foram fixados no mural da escola para conhecimentos dos demais alunos. As crianças receberam maças como brinde. Os alunos foram bastante participativos e entusiasmados, não demonstrando dificuldade durante as atividades

4º ano
Primeiramente foi aplicada uma atividade sobre o conhecimento prévio dos grupos alimentares da pirâmide. Os alunos relacionavam os grupos alimentares com as figuras correspondentes. Logo após foi feita a explicação da Pirâmide alimentar confeccionada em EVA como ilustração.

Por fim, em outra atividade os alunos escreveram o nome de cada grupo da Pirâmide alimentar em seus respectivos lugares observando-a. Em outra atividade os alunos ligaram os pontos até formarem um alimento, e depois ligar o alimento ao grupo correto da Pirâmide alimentar. Os alunos também puderam colorir os desenhos. No final os alunos receberam maças como brinde.
Foi observada falta de conhecimento prévio sobre o assunto e dificuldade em memorizar os grupos. Porém após a explicação sobre a Pirâmide Alimentar pelas acadêmicas, na ultima atividade já se mostraram mais familiarizados, mostrando assim a eficácia da educação nutricional.

 ano
Foi feita a “Gincana das cinco cores” onde os alunos foram reunidos no pátio da escola e separados em cinco grupos. Após explicação sobre a importância da alimentação colorida foi determinado a cada grupo uma cor para que escrevessem no tempo de 2 minutos o maior numero de alimentos saudáveis.
Ao final a equipe vencedora recebeu barra de cereal como premio e os demais alunos receberam maçãs. Os alunos foram bastante participativos e conseguiram escrever uma média de 10 alimentos em 2 minutos. Demonstraram conhecimento sobre alimentos saudáveis.

6º ano
A Gincana das cinco cores foi realizada em sala de aula. Após explicação sobre alimentação saudável e colorida foram divididos em 5 grupos com suas respectivas cores para escreverem em 2 minutos os alimentos saudáveis. Foram colocados em uma mesa para os alunos, os ingredientes onde eles puderam montar seu lanche natural contendo as cinco cores.
Os ingredientes eram pão de forma, cenoura ralada, tomate em rodelas, alface, patê com maionese e atum e suco de uva.

Diferente dos alunos do 5o ano, estes se mostraram com dificuldade em escrever os alimentos saudáveis, escrevendo uma média de 5 alimentos em 2 minutos.Quanto a adesão e aceitabilidade dos lanches o índice foi de 100%. É um grupo que precisa de mais atividades para fixar o conteúdo proposto. Os alunos ganharam maçãs como brinde. A equipe vencedora recebeu barra de cereal como prêmio.

7º e 8º  ano

Conforme enquete realizada pelas acadêmicas, os alunos do 7º  e 8º  ano mostraram interesse em saber sobre dietas da moda e exercício físico na adolescência. Portanto foi passado um vídeo sobre “Alimentação saudável na adolescência” narrado por uma nutricionista com duração de 10 minutos na sala de informática após breve palestra sobre o tema pelas acadêmicas.

7º ano

Os alunos do 7º ano mostraram-se interessados, prestando a atenção todo o tempo, porém ao final quando questionados se gostariam de fazer alguma pergunta ou duvida não se manifestaram.
Foi sorteada barra de cereal e distribuído revistas sobre a merenda escolar para todos os participantes.

8º ano

Os alunos do 8º ano são adolescentes com idade entre 12 e 17 anos e com relativa dificuldade no comportamento dentro do ambiente escolar, porém durante a apresentação do vídeo sobre “Uma Vida + Saudável” na adolescência se mostraram interessados.
Após o término da apresentação foi aberto para questionamento quando perguntaram se chocolate dava espinhas e se chocolate engordava. Foi sorteada barra de cereal e distribuído maçãs como brindes.



segunda-feira, 18 de abril de 2011

SP Alimentação e os aniversariantes do Hospital Anchieta


Nossa querida diretora, Lucelena Moraes, nos envia boas notícias vindas do Hospital Anchieta em São Bernartdo do Campo na região do ABCD paulista. Lá, a Coordenadora e Nutricionista da SP , Ana Luiza K. Cardoso, preparou junto com sua valiosa equipe, uma singela homenagem aos aniversariantes do mês. O café da manhã delicioso  e cheio de surpresas com uma decoração que agradou a todos.



Uma ação simpática e muito carinhosa de lembrar daqueles que completaram mais um ano de vida em Abril. Nossos  sinceros desejos de felicidades a todos e Parabéns também ao nosso time de profissionais responsável por esta unidade hospitalar.


Parabéns!


sexta-feira, 15 de abril de 2011

Projeto de Horta na SP Alimentação em Recife




Projeto de Horta na SP Alimentação em Recife




Eis que nossa querida Wasti Félix, competente diretora da Regional Nordeste da SP Alimentação, nos envia notícias sobre os projetos da unidade Recife. Desta feita trata-se da inauguração do projeto de horta na Escola Integral Alto da Guabiraba.



Pelas fotos e relatos a ação é um sucesso. Com esse trabalho desenvolvido pelas nutricionistas da SP, os alunos têm contato com o alimento desde a semeadura, passando pelo tratamento da terra, cultivo até a colheita. 



A Liliane hoje visitou a Escola Integral Alto da Guabiraba (atendida por Katia), para a inauguração da horta desta unidade (Horta Plantinha Feliz)
Na ocasião foi oferecido um coquetel para as equipes da DIAL e SP
Liliane ainda teve a oportunidade de conhecer o Técnico Agrícola da ONG Sr. Diego, que se ofereceu para nos instruir na implantação do nosso projeto.



quinta-feira, 14 de abril de 2011

Boas Novas de Cotia





Eis que nossa querida colega Lucelena Moraes nos envia informações sobre o que anda acontecendo em Cotia. O Projeto de Educação Nutricional na cidade que fica na grande São Paulo é um sucesso. Veja o que a competentíssima equipe vem realizando.





Segue fotos do Projeto de Educação Nutricional realizado em Cotia na EM Nakamura Park. Foi apresentado no primeiro momento o desenho da Turma da Merenda, após o termino do filme foi realizado comentários do filme, onde as crianças identificaram os personagens e sobre a alimentação de cada um. 



Foi explicada a importância dos nutrientes e demonstração de alimentos para identificação dos nutrientes. 




Parabéns a toda a equipe