quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O verdadeiro reconhecimento


O intelectual alemão Max Weber disse certa vez que o trabalho enobrece o homem. Sábias palavras. Na canção Amor de Índio, o mineiro Beto Guedes sentencia que o fruto do trabalho é mais que sagrado. Grande profecia.
Milhares de pessoas acordam diariamente e se dedicam seu trabalho inteiramente no intuito de levar a cada escola a melhor refeição possível.
A satisfação com o trabalho vem dos resultados obtidos: crianças bem alimentadas que resultam em alunos saudáveis e a certeza de um crescimento e aprendizado digno e cheio de perspectivas de um grande futuro.
Para homenagear os colaboradores, fornecedores e diretores da SP Alimentação, empresa responsável por preparar e servir 1,5 milhão de refeições por dia, publico aqui um trabalho realizado por alunos Escola Cícero Leite, em João Pessoa. Uma cartinha que muito nos orgulha, afinal é para o bem estar dessas crianças que toda essa corporação trabalha diariamente.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Apoiamos e Participaremos


A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo em parceria com o PRONUT-USP, Programa de pós-graduação Interunidades em Nutrição Humana Aplicada da Universidade de São Paulo, está organizando o CONGRESSO AENE Avaliação do Estado de Nutrição dos Escolares, que acontece nos dias 5, 6 e 13 de novembro com inscrições gratuitas pelo site http://www.aenebrasil.com/.br, exclusivo para educadores em regência na escola!
Esperamos 150 participantes presenciais e 2000 virtuais.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Política Sim. Politicagem Não!



Nos últimos dias temos sido alvo de ataques de um dos candidatos ao governo da Paraíba. Tanta perseguição que faz parecer que a SP Alimentação é o grande mau deste estado.

A propaganda eleitoral de José Maranhão utiliza o nome de nossa empresa indevidamente, colocando inclusive informações inverídicas e que estão prejudicando nossa imagem perante a sociedade paraibana e brasileira.

A propaganda do candidato mente ao informar que o presidente desta corporação esteja preso e faz falsas acusações que terão que ser provadas.

A título de esclarecimento, a SP Alimentação tem contrato com a prefeitura de João Pessoa desde janeiro de 2009 e serve cerca de 50 mil refeições por dia. Nossos serviços seguem rigorosos padrões de qualidade. Somos fiscalizados diariamente e recebemos aprovação de pais, professores e alunos da rede municipal. Como é público e notório a qualidade da merenda escolar e dos serviços melhorou muito nesta cidade e a economia aos cofres do município com a terceirização ultrapassou os nove milhões de reais conforme noticiado.

Sobre a suspensão do contrato com o Corpo de Bombeiros, fica claro que tal ação aconteceu por pressão política. A mídia noticiou a satisfação da corporação e dos superiores com a mudança dos serviços a partir de nossa entrada. Temos o registro de como era a situação da alimentação no quartel do Corpo de Bombeiros e de como ficou após a entrada desta empresa naquele local. O claro avanço em todos os processos agora sofreu um retrocesso por conta de politicagem.

A SP Alimentação está 10 anos no mercado, serve mais de 1,5 milhão de refeições por dia. Vem sendo alvo de investigações e perseguições há mais de dois anos sem que nada tivesse sido provado. Aliás, a execração da empresa nos meios de comunicação, em que a empresa vem alertando - o que só ecoou no vazio até o momento - que está sendo vítima de grupo econômico voltado a exterminar a terceirização da merenda, por interesses de mercado, bem como vítima de manobras ilícitas e planos orquestrados para acabar com seu nome e imagem.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Plantando Conhecimento


Há cerca de um mês as atividades na escola Professora Maria Aparecida de Oliveira Pedroso tiveram uma boa mudança. Trata-se do projeto de horta comunitária. Capitaneados pelo professor Roque Pires, os alunos têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o que está relacionado à alimentação. Desde o preparo da terra até o consumo dos alimentos.


  
A escola de Cotia, na grande São Paulo, é atendida pela SP Alimentação e o projeto conta com o apoio da empresa. As atividades na horta já começam a dar resultados conta o professor Roque, um entusiasta da iniciativa. Natural da cidade que faz parte do cinturão verde paulista, ele enumera as vantagens do projeto: “aqui na horta podemos trabalhar a interdisciplinaridade, onde os alunos aprendem conceitos de geometria, já que os canteiros têm formas de quadrado, retângulo, etc. Também é possível ensinar noções de ciência, de matemática, de estética – já que as portas precisam ser bonitas - , além do amor e respeito ao meio ambiente”, diz.



Pela animação da garotada ao mexer na terra, regar as plantas e pela atenção dada aos conselhos do professor e da assistente, a escola Maria Aparecida, que hoje atende a 468 alunos, nunca mais será a mesma.


terça-feira, 19 de outubro de 2010

A Merenda em Verso e Prosa



Estudantes escrevem poesia para elogiar a qualidade de merenda escolar

Um mês depois da terceirização da merenda, a prefeitura começa a receber as opiniões dos alunos e pais sobre a alimentação que está sendo servida nas escolas. Em meio a centenas de bilhetes, redações aprovando as mudanças, uma opinião chamou a atenção pela forma que foi formatada. As alunas Ana Caroline de Melo, Joice Caroline de O. Silva, Mirim Anunciato, Natália da Costa, Paloma de Camargo e Natalia Zonta da 5ª série da escola municipal Euclides de Oliveira, em Canguera, decidiram fazer um poema para mostrar o quanto gostam da merenda.

O capricho das alunas surpreendeu as professoras e a nutricionista Teresa Cristina Merguizo, responsável pela divisão de Alimentação Escolar, que não esperavam uma abordagem poética do assunto. Para a nutricionista, o gesto das alunas mostra o quanto a merenda escolar é importante para os estudantes e como terceirização tem repercutido positivamente. “Em todas as escolas temos visto a aprovação dos alunos e muitos comparam com a comida da própria casa”, lembra.

É o caso da aluna Emily Gabriela Antunes Santos que freqüenta a 4ª série na escola municipal de São João Novo. Numa cartinha com a caligrafia bem-feita ela registrou sua opinião: “Agora eu gosto muito da merenda da minha escola. È tão boa como a da minha bisavó. E olha que a comida da minha bisavó era muito gostosa”.

Teresa Merguizo ressalta que a opinião das crianças também é compartilhada também por outras pessoas “A satisfação é geral entre os alunos do ensino fundamental e médio, e até o prefeito que tem feito visitas regulares para provar e ouvir a opinião dos estudantes, professores e diretores”, relata.

A merenda na escola
(poema de Ana Caroline de Melo, Joice Caroline de O. Silva, Mirim Anunciato, Natália da Costa, Paloma de Camargo e Natalia Zonta da 5ª Série da Emef “Euclides de Oliveira”)

Nossa merenda é diferente
É gostosa e alegra muita gente
Pode ser aluno que for , diretor ou inspetor,
Seja quem for é nutritiva e com sabor!

Tem comida para todos os gostos e rostos
Para velhos e moços, temos almoço colorido,
Divertido e sem esquecer do nutritivo!

Nosso recreio é divertido, com fruta suco e sobremesa
Esta é que é a diferença,
Agora ninguém joga comida
Só se for dentro da barriga

Na merenda, não saio mais de lá
Só se for com barriga cheia
Cheia de saúde pra dar e vender
Da panela não sobra mais comida, nem para as formigas

Já está na hora de eu entrar
Na merenda vou lanchar...
E, em alguns minutos eu volto
Para terminar, senão a merenda vai acabar!

Criança feliz é merenda saudável!

Matéria publicada no site da  Prefeitura de São Roque - SP em 18/9/2007

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Boa novas de Campo Grande






A Escola Irmã Edith, localizada na periferia de Campo Grande recebeu o projeto de educação nutricional, ganhou horta e sala para educação sobre nutrição.
Toda a escola foi decorada para o projeto, com desenhos no chão, na cantina e nas salas de aula.
Detalhe para as camisetas do projeto que os alunos fizeram questão de vestir.
Todos os alunos participaram das atividades que foram muito elogiadas pelos pais e professores.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Ao Mestre Com Carinho

Professores da Fundação Gentil Afonso Durães em João Pessoa recebem o carinho de seus alunos


A SP Alimentação felicita todos os mestres deste Brasil pelo dia do professor

A ONU e a Fome


Combate à fome no mundo, prioridade do Comité de Segurança Alimentar

Num contexto marcado por aumentos recentes dos preços alimentares, os delegados reuniram-se em Roma para participar em conversações sobre questões como o regime fundiário, o investimento internacional na agricultura e a segurança alimentar durante as crises.

O Comité de Segurança Alimentar Mundial (CSA) tem sido objecto de uma ampla reforma, com o objectivo de criar uma plataforma internacional e intergovernamental tão inclusiva quanto possível e que permita a todas as partes interessadas pertinentes trabalhar em conjunto para garantir a segurança alimentar e a nutrição para todos.

A actual sessão é a primeira em que participa um grupo alargado de actores, incluindo organizações não governamentais (ONG), organizações da sociedade civil, órgãos da ONU, o sector privado e representantes de instituições filantrópicas.

Na sua mensagem aos delegados, o Secretário-Geral Ban Ki-moon saudou o alargamento dos membros do Comité, dizendo que os problemas mundiais exigem uma governação mundial formal no domínio da segurança alimentar.

“Saúdo os vossos esforços para debater e resolver algumas das tensões graves em torno da segurança alimentar. E louvo a vossa decisão de atacar estas questões de frente, através de negociações e da mediação, não obstante a sua dificuldade. Tendes o total apoio do sistema da ONU”, disse Ban Ki-moon, na mensagem lida pelo seu Representante Especial sobre Segurança Alimentar e Nutrição, David Nabarro.

“Estou ansioso por ver o Comité evoluir e abordar temas como o apoio aos pequenos agricultores, a apropriação de grandes extensões de terras, os interesses das mulheres, a volatilidade dos preços, as alterações climáticas e, em particular, o estabelecimento de regimes de comércio de produtos alimentar que funcionem sem destabilizar os mercados”.

O Secretariado do Comité é agora constituído por membros dos três organismos da ONU sedeados em Roma: a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Programa Alimentar Mundial (PAM).

Josette Sheeran, Directora Executiva do PAM, disse que a reunião “assinala o lançamento de um esforço mundial estratégico que visa explorar as potencialidades conjugadas de todas as partes interessadas envolvidas na luta contra a fome no mundo”. “Perante a recente volatilidade dos preços dos produtos de base e o aumento da procura de alimentos, esta reunião ocorre no momento oportuno”, acrescentou.

“Para que o Comité seja um instrumento concreto e obtenha resultados tangíveis, é fundamental criar parcerias e ligações ao nível dos países, através de mecanismos adequados e reconhecidos, como os grupos temáticos e as alianças nacionais para a segurança alimentar”, declarou, por sua vez, o Director-Geral da FAO, Jacques Diouf.

A Vice-Presidente do FIDA, Yukiko Omura, referiu que investir nos pequenos agricultores, melhorando o seu acesso ás terras, às tecnologias apropriadas, aos serviços financeiros e aos mercados, e responder às suas necessidades é o meio mais eficaz de os libertar da pobreza e da fome.

O Relator Especial da ONU sobre o Direito à Alimentação, Olivier de Schutter, que também participará na reunião, disse que esta porá à prova “a capacidade do Comité de Segurança Alimentar no sentido de dar forma a um consenso internacional em torno de questões tão delicadas como as apropriações de grandes extensões de terra ou a especulação sobre produtos agrícolas”.

(Baseado numa notícia divulgada pelo Centro de Notícias da ONU em 11/10/2010 http://www.unric.org/pt/desenvolvimento-social/29480-combate-a-fome-no-mundo-prioridade-do-comite-de-seguranca-alimentar)

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Encontro de Nutrição Itapevi

Itapevi realiza com sucesso o 1º Encontro de Nutrição
e a SP Alimentação esteve presente


Um dia inteiro dedicado ao debate sobre a Nutrição. Assim ficou marcado este dia 13 de outubro na cidade de Itapevi, no interior de São Paulo.

O tema escolhido foi: da Gestação ao direito à Alimentação. Ao todo foram oito palestras e ainda um workshop para os mais de 100 profissionais da saúde e educação do município e região que estiveram presentes no evento.





Coffee Break e Brunch foram oferecidos pela SP Alimentação




A Nutricionista da SP Alimentação, Ana Paula Ribeiro da Silva, foi uma das palestrantes. O tema escolhido foi a Alimentação Escolar. Com a experiência de quem comanda o setor na cidade, Ana Paula explicou como funciona o sistema de merenda escolar em Itapevi e também falou sobre a legislação vigente sobre o tema.
A cidade é atendida pela SP Alimentação e os resultados são muito satisfatórios nessa década de trabalho segundo pesquisas realizadas com pais, alunos, professores, diretores e responsáveis técnicos pelo tema.

Fotos: Vinícius Inácio


sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Projeto de Educação Alimentar em Itapevi


 Cartazes com os trabalhos das crianças



 Palestra com pais e alunos sobre
a importância da educação nutricional

 Teatro de Fantoches

 Exposição de vídeos educativos



quinta-feira, 7 de outubro de 2010




                  Atenção com a merenda

Desperta a atenção o processo, em andamento, de substituição das empresas fornecedoras de merenda para parte das escolas públicas da cidade de São Paulo, especialmente pela coincidência com o calendário eleitoral. A terceirização desse serviço vem dando bons resultados. São mais de um milhão e meio de refeições servidas, por dia, sem reclamação sistemática dos pais e mães como ocorria antes, quando equipes próprias da Prefeitura produziam a maioria das refeições.

Os casos isolados de queixas comprovam o acerto da terceirização. A economia feita também conta a favor da escolha feita. Os custos eram maiores, quando a própria Prefeitura comprava os ingredientes e preparava as refeições. Pela simples razão de que o poder público, como lida com dinheiro do contribuinte, precisa se cercar de garantias, o que inevitavelmente significa burocracia que retarda o processo e encarece o resultado final.

Cabe à Prefeitura fiscalizar, exigir qualidade, impor as normas. Nesse papel de zeladora do que vai para a mesa das crianças, a autoridade municipal se torna mais eficiente, mais objetiva. Outra vantagem é que, com a terceirização, professores e diretores da rede pública podem dedicar-se essencialmente à atividade fim da escola, que é educar.

Algumas das fornecedoras terceirizadas de merenda, entretanto, manifestaram-se contra a renovação do contrato em vigor. Três das oito empresas terceirizadas informaram que só farão as entregas até 20 de setembro. Incomoda que tenham exercido esse direito em meio à campanha eleitoral. É um assunto que políticos oportunistas gostam de explorar. Pais e mães se preocupam. A mídia adota atitude de vigilância permanente, ainda mais quando se trata da alimentação de 1,6 milhão de crianças.

Embora o prazo de 75 dias entre a comunicação das empresas e o fim do contrato teoricamente fosse suficiente para a concorrência, a realidade é que no poder público brasileiro uma licitação simples não se realiza em menos de três ou quatro meses. Um caso como o das merendas tende a ser ainda mais demorado. Prensada, a Prefeitura decidiu recorrer a uma contratação emergencial, como foi publicado no Diário Oficial de sábado, dia 21.

É necessário agora cobrar, para que se prepare a licitação no menor prazo possível, e para que as partes envolvidas acelerem os procedimentos cabíveis, incluindo as contestações. Só assim o contrato emergencial em vigor será rapidamente substituído por um definitivo.


Editorial do Jornal Diário de São Paulo
publicado em 24/08/2010


quarta-feira, 6 de outubro de 2010

SP Alimentação no Conbran 2010


Filial Campo Grande tem trabalhos aceitos  no XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO (CONBRAN 2010) - TEMA: alimentação escolar terceirizada, uma relação com o perfil nutricional de pré-escolares de uma escola publica de Campo Grande MS

6º FORUM NACIONAL DE NUTRIÇÃO - TEMA: Aceitabilidade da alimentação escolar, a relação entre o resto ingesta (o que sobra no prato ) e a sobra limpa (o que fica na panela) em escolas municipais terceirizadas em Campo Grande - MS

MEGA ENVENTO DE NUTRIÇÃO 2010 - 10º CONGRESSO INTERNACIONA DE NUTRIÇÃO, LONGEVIDADE E QUALIDADE DE VIDA - TEMA: Quantificação do consumo da alimentação escolar por adolescentes em escolas terceirizadas em Campo Grande - MS

Boa Novas de Campo Grande


 SP Alimentação - empresa responsável pela merenda escolar em 22 escolas da rede municipal de ensino da Capital - desenvolveu uma pesquisa na Escola Municipal Elizio Ramires no Jardim Pênfigo, para identificar entre os alunos casos de desnutrição e obesidade. A partir dos resultados foi elaborado um plano alimentar individual de cada criança.
  Os dados revelaram que 3% das crianças estão abaixo do peso e 11% acima, o que segundo a nutricionista Lidiane Britts, confirma os últimos estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), que o perfil alimentar da população esta em fase de transição. A OMS preconiza que o limite para a desnutrição é de 7% e para a obesidade é de 3%.
  Ou seja, o resultado demonstra mais uma vez que a obesidade está se tornando um problema de saúde pública. Para nós nutricionista, este dado nos auxilia a melhorar ainda mais nossa conduta, e acima de tudo reforçar a necessidade da educação nutricional em âmbito escolar, já que é nesta faixa etária que os hábitos alimentares começam a ser estabelecidos, avalia Lidiane. Ela destaca que também não se pode esquecer os pais, eles devem ser conscientizados, porque são eles que realizam as compras no supermercado. Se as crianças consomem alimentos pouco saudáveis em casa, os pais com certeza contribuem para esse comportamento.
A SP Alimentação mantém na Escola Elizio Ramirez, uma horta onde os alunos têm na prática noções sobre o cultivo da terra.



terça-feira, 5 de outubro de 2010

Semana da Criança em João Pessoa

 Nossa filial em João Pessoa manda boas notícias:

De 4 a 8 de outubro está sendo desenvolvida a semana da Criança, da Fundação Gentil Afonso Durães, filial de João Pessoa. As atividades foram iniciadas nesta segunda-feira com a montagem da Horta orgânica.



Na primeira etapa as crianças aprenderam como funciona o processo de criação de mudas, por meio da utilização de terra preta e sementes.
A partir desta terça-feira todos os dias uma dupla será responsável por cuidar das mudas, regando e adubando, quando necessário, até que elas estejam prontas para serem transportadas diretamente para o solo, onde crescerão o suficiente para gerar frutos.
Está iniciativa tem como intuito ensinar as crianças a valorizar o alimento plantado por suas próprias mãos, assim como socializar hábitos saudáveis.



Notícias de Itapevi

A Filial de Itapevi nos informa que a nutricionista Ana Paula  Ribeiro foi convidada para palestrar sobre o tema " Alimentação Escolar", às 10:30, quando abordaremos o asunto descrevendo nosso trabalho no município, e como funciona o Programa no país. No evento promovido pela Prefeitura do Município, a SP Alimentação vai oferecer o coffe-break nos intervalos, e um kit lanche no horário do almoço.
    Faremos uma oficina com o tema " Práticas Lúdicas na Educação Nutricional", onde apresentaremos o video e os materiais do Projeto de Educação Nutricional, e também distribuiremos o gibi institucional.
    Haverá  um espaço destinado para divulgação dos produtos que utilizamos na merenda escolar do municipio, e claro, degustação. Eis mais informações sobre o evento:






           I ENCONTRO DE NUTRIÇÃO da
                            PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ITAPEVI

Tema: Da gestação ao direito à alimentação
 
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação - FAO comemora o Dia Mundial da Alimentação no dia 16 de outubro de cada ano. Neste ano, a data é dedicada ao tema Direito à Alimentação. O objetivo de criar este dia foi o de buscar a atenção do público e dos diferentes níveis do poder para a natureza e para as dimensões das questões alimentares em todo o mundo, gerar sentimento de solidariedade e recrutar apoio, em âmbito mundial, para combate à fome, à desnutrição, à pobreza e às suas causas básicas, conscientizando a população mundial dos problemas referentes à segurança alimentar e nutricional.
No dia 13 de outubro de 2010, data próxima ao Dia Mundial da Alimentação, a Secretaria de Educação e Cultura e a Secretaria de Saúde realizarão, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o I Encontro de Nutrição da Prefeitura do Município de Itapevi.
Este evento pretende estar em sintonia com as questões discutidas no mundo, direcionar propostas de ações em saúde no município de Itapevi, expor temáticas relacionadas à alimentação e nutrição, recrutar e capacitar profissionais da área da saúde do município, apresentar sugestões para promoção e prevenção da saúde por meio da segurança alimentar e nutricional, dentre outros

                
               Cronograma do Evento:


09h00 min
Abertura
Auditório

Palestra 1
Avaliação Nutricional na Infância
Auditório

Palestra 2
Alimentação Complementar e Formação de Hábitos Alimentares Saudáveis na Infância
Auditório
10h30min
Coffee Break

Palestra 3
Alimentação Escolar
Auditório

Palestra 4
Direito à Alimentação
Auditório
12h00min
Brunch
13h00min
Workshop
1 - Práticas Lúdicas na Educação Nutricional
2 - Avaliação Nutricional na Infância
1- Oficina
2- Auditório
13h30min
Palestra 5
Riscos na Gravidez (eclampsia, diabetes gestacional, deficiência de micronutrientes)
Auditório

Palestra 6
Estado Nutricional Pré-gestacional e Fomento do Protocolo de Atendimento
Auditório
14h40min
Coffee Break

Palestra 7
Alimentação Saudável Durante a Gravidez e Amamentação e Aleitamento Materno
Auditório

Palestra 8
Equipe Interdisciplinar
Auditório
15h50min
Encerramento

                                                                                                * Sugeito a Alterações
Local: 
Auditório Professor Darcy Ribeiro
Secretaria Municipal da Educação e Cultura
Rua Dimarães Antônio Sandei, 123 – Vila Nova Itapevi – Itapevi – SP